Secretarias Competências da Secretaria Administração e Fazenda

É de competência da Secretaria de Administração:

  • O planejamento operacional e a execução da política administrativa no que compreende prover os órgãos da administração direta de suporte administrativo nas áreas de recursos humanos, serviços gerais, organização e métodos, informática, tecnologia da informação, manutenção e suprimentos para o desenvolvimento das atividades;
  • Manter as atividades da Secretaria objetivando o apoio e a orientação às demais áreas;
  •  Realizar ações de inspeção e orientações nos locais de trabalho sobre medidas preventivas e uso de equipamentos de proteção individual visando à prevenção de acidentes de trabalho;
  •  Implantar a medicina preventiva com vistas à prevenção de doenças ocupacionais;
  • Realizar Concurso Público, de acordo com as necessidades administrativas e condições legais;
  • Operacionalizar as atividades do Departamento de Folha de Pagamento, Registro e Cadastro;
  • Proporcionar condições de desenvolvimento do corpo funcional com vistas à melhoria da qualidade do serviço público;
  • Planejar e executar programas de treinamento, avaliação de desempenho e gerenciamento do quadro de vagas;
  • Gerir o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores;
  • Administrar e controlar o patrimônio mobiliário e imobiliário pertencentes ao Município;
  • Administrar e controlar os processos de compras, em conformidade com a legislação vigente;
  • Manter os serviços de recepção e informações ao público em geral no Paço Municipal;
  • Administrar os serviços de telefonia, monitorando as ligações telefônicas;
  • Efetuar estudos e análises técnicas para redesenhos de processos, com normatização de procedimentos e elaboração de manuais de atribuições das unidades administrativas;
  • Desenvolver estudos e análises técnicas voltadas à racionalização e celeridade das atividades, visando obter eficiência e eficácia na prestação dos serviços públicos;
  • Efetuar o desenvolvimento e a manutenção de sistemas de informação;
  •  Licenciar e manter contratos de softwares e de sistemas de informação no âmbito da administração municipal;
  •  Manter os equipamentos de informática e solicitar a aquisição de suprimentos no âmbito da administração municipal;
  • Coordenar as atividades da Ouvidoria Municipal;
  • Apoiar a Polícia Militar e a Polícia Civil nas ações de segurança, desenvolvidas no Município;
  • Gerir o consumo de energia elétrica nos prédios municipais e da iluminação pública das vias;
  •  Avaliar as contas de energia das unidades consumidoras, cadastrar as unidades e encaminhar faturas para pagamento;
  • Gerir os serviços de água nos prédios municipais, avaliar as faturas de água das unidades consumidoras;
  • Gerenciar e manter os serviços de zeladoria, de reprografia, de protocolo, de vigilância, bem como a guarda e conservação de processos e documentos encaminhados ao arquivo geral do Município;
  •  Gerir a guarda patrimonial;
  • Gerir o órgão oficial do Município, responsável pela divulgação e publicação dos atos oficiais;
  • Controlar e manter a frota de veículos e máquinas do Município;
  • Dar suporte ao Posto de Identificação;
  • Desenvolver ações integradas com outras Secretarias Municipais;
  • Exercer o controle orçamentário no âmbito da Secretaria;
  • Executar atividades administrativas no âmbito da Secretaria;
  • Efetuar o planejamento das atividades anuais e plurianuais, no âmbito da Secretaria;

Zelar pelo patrimônio alocado na unidade, comunicando o órgão responsável sobre eventuais alterações.