Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

S.M. Saúde faz Campanha nas escola sobre Dezembro Vermelho

  • Publicado em 17/12/2018

Autor: Elizângela Dias Viotto

Diversas ações de celebração do Dia Mundial contra a AIDS (1º de dezembro) e do mês conhecido como Dezembro Vermelho—em referência ao laço vermelho que simboliza a solidariedade de pessoas ao redor do mundo com a resposta à epidemia de AIDS—contou com apoio e participação do UNAIDS no Brasil. O objetivo desta estratégia é ajudar a dar voz aos diversos atores envolvidos neste objetivo comum: o de acabar com a epidemia de AIDS até 2030.

 

Nenhum mal pode ser vencido sem a conscientização. É por isso que temos datas para lembrar a luta de milhões de pessoas pelo mundo. Seja uma luta contra doenças como o câncer, a AIDS, entre outras, seja uma luta contra as injustiças e a desigualdade social, todos os males devem ser combatidos. E uma das conscientizações que precisamos sempre nos lembrar é quanto à AIDS. Por isso existe o “Dezembro Vermelho”, o mês que nos lembra da importância da conscientização, do combate e da prevenção da AIDS.

 

O “Dezembro Vermelho” surgiu em 1.987, quando a Assembleia Mundial da Saúde e a Organização das Nações Unidas (ONU) definiram que o dia 1 de dezembro seria o Dia Internacional da Luta Contra a AIDS.

Se você não se lembrar dessa data, provavelmente vai lembrar-se dessa campanha de conscientização através do símbolo de uma fita vermelha cruzada. A mesma fita que utilizamos como símbolo da luta contra o câncer, mas de outra cor. Vermelho é a cor do sangue e da paixão pela vida, o que também remete à forma como a AIDS é transmitida: pelo sangue. Seja através de relações sexuais, de agulhas ou de mãe para filho na gestação, a AIDS ainda está sendo transmitida e, por isso, devemos levar para frente a campanha do Dezembro Vermelho. Na última década houve uma queda no número de casos e, então, o problema parecia que ia diminuir. Mas nos últimos anos, principalmente na América Latina, os casos voltaram a aumentar.

 

Existem tratamentos à base de medicamentos, mas a cura da AIDS ainda não é certa. Por mais que os cientistas se empenhem em melhorar a qualidade dos remédios, ainda não existe uma solução para essa doença. E por isso a campanha de conscientização não pode cair no esquecimento.

 

Por isso, procure se informar e levantar essa bandeira, pois a AIDS é um perigo real e que ainda não tem cura. Seja no mês de dezembro, ou em qualquer outra época do ano, compartilhe informações úteis sobre a prevenção e o tratamento da doença. Converse com os outros sobre o assunto e use o símbolo da faixa vermelha para mostrar que você é uma pessoa que se importa com os outros e que não quer que

uma nova epidemia de AIDS aconteça. Pelo amor que temos pela vida, essa conscientização vale a pena ser levada para frente.

Desta forma a equipe de saúde não perdeu tempo e esteve em todas as escolas (Municipal e Estadual) junto com a equipe de ACS (Agente Comunitária de Saúde) e Conselho Tutelar, para levar informações aos adolescentes da comunidade escolar em relação sexualidade, DSTs (Doença Sexualmente Transmissível) ou ISTs (Infecção Sexualmente Transmissível), métodos contraceptivos e principalmente passar a verdadeira realidade do município, estado, país e do mundo a esta epidemia que matam inúmeras pessoas há anos, podemos dizer que a AIDS matou mais que a 1ª e 2ª guerra mundial, mais de 200.000.00 (duzentos milhões) pessoas no mundo morreram desde 1980. Temos por dever e obrigação orientar e sensibilizar nossa comunidade na busca da prevenção para que eles possam ter a oportunidade de não errar e não adquirir doenças facilmente preveníveis.

Somos verdadeiramente e extremamente gratos a todos que nos ajudam em cada ação, principalmente aos alunos que em cada palestra demonstram respeito e atenção no assunto mencionado, aos diretores e coordenadores que abrem as portas das escolas para nossa entrada, aos educadores que liberam esses alunos para outro tipo de atividade, aos apoiadores que estão sempre ao nosso lado nos ajudando de forma direta e indireta e todos que apoiam a nossa causa. Palestra também é saúde, é educação, é necessário, é eficiente, não se tem uma sociedade organizada e consciente sem informação, nossa luta é pra isso. Lutamos pra sua saúde, pro seu desenvolvimento, pra sua sabedoria e pra saberem escolher qual caminho tomar diante de fatos reais que façam a diferença e proporciona saúde.

Active

plugin