NOVA GUARITA REALIZA SOMENTE NESTE ANO DE 2020 O TERCEIRO MUTIRÃO CONTRA A DENGUE
NOVA GUARITA REALIZA SOMENTE NESTE ANO DE 2020 O TERCEIRO MUTIRÃO CONTRA A DENGUE
As Arboviroses são doenças causadas pelos mosquitosAedes Aegypti e Albopictus, neste caso a dengue, zika e chikungunya são arboviroses, pois são transmitidas por um mesmo vetor, o mosquito Aedes Aegypti e Albopictus.
Devido um alto índice de infestação da doença no município de Nova Guarita foi necessário estratégias para conter uma possível epidemia. Infelizmente o município já notificou 72 casos suspeitos de Dengue e desses até o momento 48 casos positivos para a doença (66.66%). Todos os casos notificados e positivados foramconfirmados por exames laboratoriais. Vale salientar que o dever de manter nossa cidade organizada e limpa, com ausência de reservatórios e criadouros é de todos nós.
Não existem tratamentos específicos contra os vírus das arboviroses, principalmente quando falamos em Dengue, Zika vírus e Febre Chikungunya, mas independentes todos os pacientes com suspeita deve procurar a Unidade para confirmação diagnóstica e que a Vigilância em Saúde tome as devidas providências para bloquear o aumento do numero de casos e os pacientes serem avaliados para identificar qualquer sinal de gravidade ou complicações.
Além disso, pacientes com suspeita de dengue, Zika vírus ou Febre chikungunya devem evitar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (aspirina) ou que contenham a substância associada. Esses medicamentos têm efeito anticoagulante e podem causar sangramentos. Outros anti-inflamatórios não hormonais (diclofenaco, ibuprofeno e piroxicam) também devem ser evitados. O uso destas medicações pode aumentar o risco de sangramentos.
Complicações da Dengue
Entre as arboviroses mais comuns no Brasil, a dengue pode causar a síndrome de choque da dengue(Dengue Hemorrágica). Esta é sua complicação mais séria, se caracterizando por uma grande queda ou ausência de pressão arterial, acompanhado de inquietação, palidez e perda de consciência. Uma pessoa que sofreu choque por conta da dengue pode sofrer várias complicações neurológicas e cardiorrespiratórias, além de insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural. Além disso, a síndrome de choque da dengue não tratada pode levar a óbito.
A secretaria Municipal de Saúde convoca a população guaritense a continuar, de forma permanente, com a mobilização municipal pelo combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré, o Aedes Aegypti, independente se as chuvas rotineiras e frequentes do período do ano estejam encerrando. Os cuidados devem ser constantes e isso é uma ação que deve ser praticada pelo proprietário e responsável pelos imóveis, residências e terrenos.
O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças. No entanto, a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano. Por isso, a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Essa é a única forma de prevenção. Faça a sua parte. #CombateAedes.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde - Vigilância em Saúde de Nova Guarita
Ver mais notícias
Ver mais notícias
05 de Novembro de 2025
Secretaria Municipal de Administração e Fazenda
Prefeitura de Nova Guarita realiza Audiência Pública sobre a Lei Orçamentária Anual de 2026
03 de Novembro de 2025
Secretaria Mun. de Obras, Serviços Públicos, Agricultura, Meio Ambiente e Assuntos Fundiários
Prefeitura de Nova Guarita é contemplada com retroescavadeira pelo Governo do Estado de Mato Grosso
03 de Novembro de 2025
Secretaria Municipal de Saúde
Secretaria Municipal de Saúde de Nova Guarita promove ações do Novembro Azul