Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

NOVA GUARITA REALIZA SOMENTE NESTE ANO DE 2020 O TERCEIRO MUTIRÃO CONTRA A DENGUE

  • Publicado em 18/05/2020

NOVA GUARITA REALIZA SOMENTE NESTE ANO DE 2020 O TERCEIRO MUTIRÃO CONTRA A DENGUE

 

As Arboviroses são doenças causadas pelos mosquitosAedes Aegypti e Albopictus, neste caso a dengue, zika e chikungunya são arboviroses, pois são transmitidas por um mesmo vetor, o mosquito Aedes Aegypti e Albopictus. 

Devido um alto índice de infestação da doença no município de Nova Guarita foi necessário estratégias para conter uma possível epidemia. Infelizmente o município já notificou 72 casos suspeitos de Dengue e desses até o momento 48 casos positivos para a doença (66.66%). Todos os casos notificados e positivados foramconfirmados por exames laboratoriais. Vale salientar que o dever de manter nossa cidade organizada e limpa, com ausência de reservatórios e criadouros é de todos nós.

​Não existem tratamentos específicos contra os vírus das arboviroses, principalmente quando falamos em Dengue, Zika vírus e Febre Chikungunya, mas independentes todos os pacientes com suspeita deve procurar a Unidade para confirmação diagnóstica e que a Vigilância em Saúde tome as devidas providências para bloquear o aumento do numero de casos e os pacientes serem avaliados para identificar qualquer sinal de gravidade ou complicações.

Além disso, pacientes com suspeita de dengue, Zika vírus ou Febre chikungunya devem evitar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (aspirina) ou que contenham a substância associada. Esses medicamentos têm efeito anticoagulante e podem causar sangramentos. Outros anti-inflamatórios não hormonais (diclofenaco, ibuprofeno e piroxicam) também devem ser evitados. O uso destas medicações pode aumentar o risco de sangramentos.

Complicações da Dengue

Entre as arboviroses mais comuns no Brasil, a dengue pode causar a síndrome de choque da dengue(Dengue Hemorrágica). Esta é sua complicação mais séria, se caracterizando por uma grande queda ou ausência de pressão arterial, acompanhado de inquietação, palidez e perda de consciência. Uma pessoa que sofreu choque por conta da dengue pode sofrer várias complicações neurológicas e cardiorrespiratórias, além de insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural. Além disso, a síndrome de choque da dengue não tratada pode levar a óbito.

A secretaria Municipal de Saúde convoca a população guaritense a continuar, de forma permanente, com a mobilização municipal pelo combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré, o Aedes Aegypti, independente se as chuvas rotineiras e frequentes do período do ano estejam encerrando. Os cuidados devem ser constantes e isso é uma ação que deve ser praticada pelo proprietário e responsável pelos imóveis, residências e terrenos.

O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças. No entanto, a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano. Por isso, a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Essa é a única forma de prevenção. Faça a sua parte. #CombateAedes.

 

 

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde - Vigilância em Saúde de Nova Guarita

Active

plugin