FORMAÇÃO PARA CUIDADORES DE ALUNOS ESPECIAIS COM O TEMA: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA - ESTRATÉGIAS E DIREITOS
Fonte: PREFEITURA
Autor: PREFEITURA
Autor da Foto: PREFEITURA
Nos dias 02 e 03 de março, aconteceu nas dependências da Secretaria Municipal de Educação uma importante Formação que abordou temas ligados ao Transtorno do Espectro Autista na escola – Estratégias e direitos. Os temas foram abordados pelas Psicólogas Karolayne Alves e Joquebede Batista do município de Sinop, tendo também como palestrante o Doutor Matheus Henrique que abordou temas específicos no que se diz respeito às Leis, direitos e deveres dos cidadãos com deficiência. A formação foi direcionada aos cuidadores dos alunos especiais da rede municipal de educação, também participaram da formação Diretores Escolares, Coordenadores, Profissionais da Escola Fênix, Assessora Pedagógica e Secretária Municipal de Educação.
Este trabalho visa Orientar os Profissionais da Rede Municipal quanto ao seu papel dentro das Unidades Escolares bem como compreender que os estudantes devam ter a oportunidade de aprender, interagir e experimentar a vida em comunidade ensinando que a inclusão social traz no seu bojo a equiparação de oportunidades, a mútua interação de pessoas com e sem deficiência e o pleno acesso aos recursos da sociedade.
Também tivemos no último dia de Formação o relato de uma mãe Atípica a Senhora Luana Cintia Hendge Trentin que com sabias palavras e com muita emoção nos relatou como se deu o processo de investigação e diagnóstico do seu filho, como é todo acompanhamento e tratamento do mesmo, abordou também a importância da escola no desenvolvimento pessoal, cognitivo e social do filho. E mostrou que a escola se caracteriza em princípios que visam à aceitação das diferenças individuais, à valorização da contribuição de cada pessoa, à aprendizagem através da cooperação e à convivência dentro da diversidade humana.
O objetivo da Secretaria Municipal de Educação é assegurar a todos a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, sem qualquer tipo de discriminação, pois é um princípio que está em nossa Constituição desde 1988, mas que ainda não se tornou realidade para milhares de crianças e jovens: meninas e adolescentes que apresentam necessidades educacionais especiais, vinculadas ou não a deficiências no Brasil.
A educação tem, nesse cenário, papel fundamental, sendo a escola o espaço no qual se deve favorecer, a todos os cidadãos, o acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de competências, ou seja, a possibilidade de apreensão do conhecimento historicamente produzido pela humanidade e de sua utilização no exercício efetivo da cidadania.
Ver mais notícias
Ver mais notícias
31 de Outubro de 2025
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Seminário aborda o Patrimônio Público e Cultural de Nova Guarita na Escola Municipal Santa Isabel
30 de Outubro de 2025
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Prefeitura de Nova Guarita celebra o Dia da Merendeira Escolar nas escolas municipais
29 de Outubro de 2025
Secretaria Municipal de Administração e Fazenda
Prefeitura de Nova Guarita divulga atrações do show em comemoração ao aniversário da cidade