Imprensa Notícias

Desfile Cívico de 7 de Setembro

08 de Setembro,2022

História do Sete de setembro

No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro proclamou a independência do Brasil as margens do Rio Ipiranga e trouxe “Independência ou morte! ” Como um marco histórico do país. A partir de então, desvinculamos nossos laços coloniais com Portugal e iniciamos um novo período cultural, sociológico e histórico no país.

Este dia é mais do que uma simples data para nós brasileiros, ele simboliza o início da liberdade de uma pátria, de uma história de dominação e controle de uma nação, que por fim ganhou sua independência. Com a colonização e o domínio político, diversas rupturas foram instauradas na estrutura social, cultural e política do Brasil e como uma nação autônoma, construímos uma identidade alegre, forte, vibrante e lutadora. Resistimos por diversas vezes, gritamos, acreditamos, torcemos e conquistamos nossa democracia,

O dia da Independência foi um ponto de partida para algo muito maior, por uma democracia, que necessita ser cada vez mais forte e justa. Dessa forma precisamos passar bons ensinamentos à diante, contar nossa própria história, reforçar a nossa cultura e fazer da nossa nação uma nação consciente e inspiradora. E assim ensinar crianças e jovens a apreciarem e valorizarem esse dia.

“Lembrar-se da nossa história, da nossa luta diária e das nossas conquistas levam o patriotismo no peito e reforçam a ordem e o progresso que levamos na nossa bandeira. ”

Dia da Independência do Brasil

O evento faz parte da Semana Nacional dos 200 anos da Independência do Brasil.

O ato Cívico foi realizado na Avenida dos Migrantes, teve apresentação da Fanfarra Municipal, Pelotão Escolar com Soldado Parode, desfile do efetivo da PM, Moto Grupo Treme Terra, Cavalgada – CTG, Tiro de Guerra 09-003 Colíder – MT, projeto de Karatê - CRAS e desfile com os alunos das Escolas Municipais de Ensino Infantil Pequeno Príncipe, E.M Planalto, Santa Isabel, Apae Fênix e Escola Estadual 13 de Maio.

O evento faz parte da Semana da Independência, comemorado no dia 7 de setembro.

Estiveram presentes acompanhando o Desfile Cívico, o Prefeito Municipal, José Lair Zamoner, Vice-prefeito Moacir Jacó Talini, o Comandante da Polícia Militar, Evadilson Pinho Oliveira, Sub Tenente e chefe da instrução do Tiro de Guerra, Ederson dos Santos Pires, Colíder – MT,Conseg, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Heitor Balestrin e vereadores, e Secretários Municipais, Secretária de Educação, Cultura Desporto e Lazer, Jakeline Linhares e equipe que organizaram o ato cívico.

Segundo o prefeito, um momento de civismo e patriotismo. “Foi muito lindo, eu me emocionei, após dois anos sem podermos realizar o Ato Cívico, fiquei honrado em poder prestigiar mais um lindo evento em nosso município, e devemos ressaltar a importância do 7 de Setembro para as crianças que estudam nas Escolas Municipais e Estadual, levar o conhecimento da independência do Brasil, é o civismo, o patriotismo de nós brasileiros”, ressaltou.

As Escolas trouxeram apresentações com as culturas locais e a equipe da Secretaria de Saúde prestou Homenagem em memória a Beatriz Cristina de Jesus com o tema do setembro Amarelo - Prevenção ao Suicídio.

Assista ao vídeo