Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

25 de Abril, Dia Mundial da Malária. Manter as conquistas, salvar vidas: investir na luta contra a malária!

  • Publicado em 25/04/2019

Autor: Elizângela Dias Viotto

O Dia Mundial da Malária foi criado para reconhecer o empenho, o controle mais eficaz desta doença, o aproveitamento e apoio das experiências bem sucedidas. Igualmente, para que as instituições de pesquisa e ensino divulguem seus avanços à sociedade, e da mesma forma para que os doadores, empresas e fundações conheçam o impacto de seus aportes para a luta contra a malária.

No mundo, até hoje, cerca de três bilhões de pessoas (aproximadamente a metade da população mundial), está exposta ao risco de ter malária, especialmente àquelas que vivem em condições de maior vulnerabilidade e pobreza. Destas, 216 milhões são acometidas pela doença e 655 mil morrem por causa dela. Ainda com estes números impressionantes, no mundo, entre o ano 2000 e 2010 tanto os casos como as mortes por malária tiveram uma queda importante de 50% e 25% respectivamente. Neste mesmo período, em 18 dos 21 países endêmicos das Américas, esta queda foi de 43% nos casos e de 68% das mortes. Com estes avanços as mudanças na distribuição da doença vêm mudando os perfis de risco para adoecer, levando em conta que as características das populações aumentam determinantes sociais, econômicos e políticos para a dimensão biológica e ambiental ao mesmo tempo.

Hoje, todos os países da América se apoiam na Estratégia e Plano de Ação contra malária da OPAS/OMS, unidos para fortalecer os Programas de Malarie e garantir o maior acesso equitativo, eficiente e eficaz ao diagnóstico, ao tratamento, as medidas de prevenção e controle do mosquito vetor e a promoção de boas práticas para manter a saúde.

Em Nova Guarita estamos bem felizes com os resultados dos últimos anos, queda considerável da doença no município, porém, vale ressaltar que todos os casos notificados na região de Nova Guarita eram importados, ou seja, profissionais que trabalham com a extração de madeira e garimpo em outros estados e municípios. Os mesmos sempre retornam na cidade de origem para realizar o diagnóstico e tratamento.

Vale ressaltar que realizamos busca ativa uma vez ao ano em todos os garimpos do município, essa ação tem como objetivo buscar portadores da doença assintomáticos, que não estão manifestando sinais e sintomas, porém, são transmissores da doença, sendo um agente importante na proliferação da morbidade. Não esquecendo que a transmissão da doença não se dá do homem para o homem e sim o mosquito picando o homem contaminado inicia o ciclo de contaminação.

A Malária é uma doença que pode ser evitada e que tem cura, sobre a qual os esforços para seu controle têm mostrado extraordinário sucesso na última década. Com grandes desafios, mas com avanços importantes, o tema neste Dia Mundial da Malária coloca na mesa a importância que tem os recursos a serem investidos para os esforços de controle nos próximos anos. Levando em conta que os investimentos em malária têm marcado diferenças sem precedentes no mapa desta doença no mundo, o chamado é para que todos os setores sociais trabalhem juntos para MANTER AS CONQUISTAS E SALVAR VIDAS: VAMOS INVESTIR NA LUTA CONTRA A MALÁRIA!

Active

plugin