Nossa Cidade História

História da Cidade

HISTÓRICO
Nova Guarita surgiu com a vinda de famílias de agricultores Dio Rio Grande do Sul, arrendatários de ares indígenas, que foram expulsos no ano de 1978 da reservas Indígenas de Nonoai, Tenente Portela e Miraguai, pelos Índios Kaiagangues.
O Município de Nova Guarita foi Distrito de Terra Nova do Norte, este foi Distrito de Colíder que pertenceu ao Município de Chapada dos Guimarães.
A área do município, como do resto da grande parte dos Municípios limítrofes, pertenciam à União e fora escolhida principalmente por existir a BR 163 e MT – J1, que oferecia uma infra-estrutura que facilitava o acesso, além, é claro da fertilidade do solo.
A transferência dos agricultores do Sul foi feita pela Coopercana, que elaborava um projeto Emergencial com a construção de Agrovilas, com chácaras e casas, além de um lote rural com aproximadamente 200 hectares, sendo uma área de cinqüenta por cento destinadas à agricultura e o restante a formação de uma reserva denominada de condomínio, cuja localização era descontinua às terras agricultáveis.
As áreas remanescentes do projeto de Colonização, devolutas, porque pertencia a União, foram rapidamente ocupadas por posseiros que vieram de todas as partes do país. Foram divididas em pequenos lotes de vinte a quarenta hectares e hoje estão em fase de regularização fundiária pelo INCRA.
Na década de 1980 surge na região e em nosso Município uma forte corrente migratória, conseqüência do garimpo de ouro. As áreas de ouro,rio e margens praticamente dizimados com prejuízo para o meio ambiente que até hoje trazem seqüelas irreparáveis. A fase do garimpo paralisou quase que por completo agricultura e desestruturou social e economicamente a maioria das famílias. Em contrapartida trouxe o desenvolvimento econômico, fazendo surgir rapidamente o comercio destinado a atender a demanda que a produção de ouro exigia.
Passada a década de enganosa euforia econômica, surgiu a indústria madeireira que absorveu parte da mão de obra ociosa que era ocupada pelo garimpo, começando novamente a agricultura e criação do gado de leite, cuja produção é absorvida pela Coopernova e laticínio de Colíder e o gado de corte vendido aos frigoríficos da região. Atualmente a indústria madeireira, por falta de matéria prima,
encontra-se em franco declínio e a tendência é a consolidação da pecuária e da agricultura na, que no futuro serão as grandes balizadoras da economia do Município.

Data de emancipação : 19 de Dezembro 1990

ASPECTOS FÍSICOS
Localização: o Município de Nova Guarita está localizado entre os paralelos de 16’00’ s, entre os meridianos definidos pelas longitudes de 5500,s e W GRW e 550 30’ W GRW, limita-se a: Noroeste e Sul Rio Braço Dois (afluentes do Rio Peixoto de Azevedo). Oeste: Rio Teles Pires e Nordeste com o Rio Peixoto de Azevedo.
Área do Município é de 1.1,64 km2.
Vias de Acesso: se dão através das: MT – 208 e MT 410.
Limites: Norte – Carlinda e Novo Mundo;
Sul – Terra Nova do Norte;
Leste – Matupá;
Oeste – Colíder.


VEGETAÇÃO
Localizada em área de Floresta Amazônica, pode ocorrer os tipos de vegetação de acordo com o regime hídrico e fertilidade (bastante variada nesta região), floresta Perenifólia, subperenifólia. Cerca de oitenta por cento do município foi desmatado em função do comercio de madeira e plantação de pastos.


HIDROGRAFIA
Os principais rios que formam a bacia hidrográfica são: Rio Braço Dois, que é afluente do Rio Peixoto que é afluente do Rio Tele Pires, Córrego Bastistão e Córrego do Pão que são afluentes do Rio Peixoto de Azevedo e Córrego do paradinho que é afluente do Rio Braço Dois.


DISCRIMINAÇÃO DADOS
Extensão Área Rural Km²: 1.109,126
Extensão Área Urbana Km²: 5,00
Extensão Km Colider: 80 km
População último Senso: 4.877
População Eleitoral: 3.343
População “estimada”: 5.631


Referente a infraestrutura do Município:
Temos Asfalto nas Avenidas principais, na MT 208 até a divisa de Nova Guarita com Terra Nova do Norte-MT.

Comunidades do Município de Nova Guarita - MT

Comunidades Padroeiros
Recanto Verde

São Sebastião

Raimundo Vieira

Frei Galvão

2ª Agrovila

Nossa Senhora do Salete

União

Nossa Senhora de Lurdes

Novo Horizonte

São José

Recanto Alegre

São Sebastião

Serra Negra

Nossa Senhora de Fátima

Santa Tereza

Santa Tereza

Bom Sucesso

Nossa Senhora Aparecida

São Roque

São Roque

São Pedro

São Pedro São José

Cristo Rei

Cristo Rei

Divisa 

Nossa Senhora do Rosário

Cinco Mil

Nossa Senhora Aparecida

Aeroporto

São João Batista

Santa Bárbara

Santa Bárbara

 Bairro Progresso = Comunidade Santa Izabel