Imprensa Galeria de Vídeos

Nova Guarita em busca do SELO UNICEF

27 de Novembro , 2018

O Selo Unicef é um reconhecimento internacional, concedido aos municípios brasileiros, que alcançarem melhorias importantes  na qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Para os municípios que participam no Selo Unicef, propõe-se que mobilizem, organizem e criem espaços e/ou instâncias de participação de adolescentes. O núcleo é um grupo composto por pelo menos 16 que se organizam em rede, discutem questões importantes para seu desenvolvimento, implementam ações e levam suas reivindicações à gestão pública municipal.

As atividades dos núcleos de cidadania de adolescentes têm como objetivos:

 

Garantir a realização do direito à participação cidadã de adolescentes, que é, a um só tempo, um direito e um instrumento para conhecer e reivindicar outros direitos, enfrentar vulnerabilidades e superar desigualdades que afetam suas vidas.

Compreender a perspectiva de adolescentes sobre o tema do desafio em questão, e levá-la à gestão municipal para que a considerem em suas decisões;

Ampliar os conhecimentos de adolescentes sobre o tema;

Descobrir talentos, fomentar habilidades e atitudes que contribuem para o desenvolvimento integral de adolescentes;

Apoiar adolescentes em seu processo de desenvolvimento integral, e garantir que participem da melhoria das condições de vida em seu município.

O núcleo de cidadania de adolescentes pode reunir jovens com diferentes características pessoais: com e sem deficiência, moradores de diferentes localidades do município, com e sem experiência em grêmios estudantis, grupos culturais, associações de moradores, entre outros coletivos. O importante é juntar uma turma que tenha boas ideias para ajudar o município a melhorar sua realidade. Caso haja muitos interessados, o município pode ter mais de um núcleo.

O NUCA (Núcleo de Cidadania de Adolescentes) do município de Nova Guarita vem desenvolvendo esses desafios no município, e o primeiro desafio é “Promover o direito ao esporte seguro e inclusivo”, cujo objetivo é levar o esporte para toda população através de informações e projetos.

Uma das atividades realizadas pelo NUCA foi uma entrevista com o professor Thiago Maculan, que contou um pouco da sua história no esporte e quais foram as dificuldades vencidas no caminho.