Imprensa Galeria de Fotos

DERMATOLOGIA TAMBÉM É INFORMAÇÃO NOS CUIDADOS DA SAÚDE DO TRABALHADOR

14 de Junho , 2019

Ontem dia 11/06/2019 foi realizada na Câmara Municipal de Nova Guarita, uma palestra voltada a Saúde dos Trabalhadores locais, fizeram presença todos os ACS e ACE, além de profissionais de outros seguimentos. Essa ação tinha como objetivo trazer informações não só aos trabalhadores, mas a comunidade geral que principalmente no estado do Mato Grosso se expõe de forma irresponsável ao sol sem nenhuma proteção.

Considerando que o câncer de pele ocupa o 1º lugar de prevalência no Brasil e o 1º lugar de Câncer Relacionado ao Trabalho. Considerando a análise do Banco de Dados SINAN (Sistema de Informações de Agravos Notificados), das notificações de CA notificadas ao trabalho do período de 2010 a 2018 no Estado de Mato Grosso, sendo 06 (seis) notificações e principalmente da nossa regional de atuação, onde nesse período de tempo, temos apenas 04 (quatro) notificações registradas no SINAN, sendo 03 (três) notificações pelo município de Nova Guarita e 01 (uma) notificação no município de Colíder. Considerando a evidencia de sub notificação de agravos de câncer relacionado ao trabalho, o CEREST em parceria com Secretaria Municipal Saúde de Nova Guarita realizou uma palestra com a medica Drª Juliana A. Costa (Dermatologista) sobre Câncer de Pele Relacionado ao trabalho.

Foi uma tarde de muito aprendizado, que foi extremamente relevante quanto aos cuidados com a pele dos nossos trabalhadores, principalmente aos que estão em campo diariamente realizando um serviço árduo e corrente inúmero risco com sua saúde. Desta forma estamos mais amadurecidos em relação aos cuidados que nós Secretaria temos que oferecer e proporcionar aos nossos trabalhadores e os servidores estão mais sensibilizados quantos aos cuidados diários para evitar inúmeros problemas de pele.

Desde já a secretaria agradece a todos os envolvidos e parceiros e mais uma vez se mostra preocupada em cuidar não só bem estar dos usuários, mas também dos servidores, permitindo assim, qualidades de vida e respeitando o principio de Saúde: Que é o bem estar físico, mental e social.