Imprensa Galeria de Fotos

29 DE AGOSTO DIA NACIONAL DE COMBATE AO TABAGISMO

29 de Agosto , 2018

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado anualmente em 29 de agosto. O principal objetivo desta data é ajudar a reforçar ações nacionais que sensibilizem a sociedade sobre os prejuízos que o tabaco pode acarretar, seja socialmente, economicamente, ambientalmente e à saúde das pessoas, principalmente.

Esta é uma preocupação grande no país, visto que o câncer de pulmão é dos tipos de tumores que mais mata no Brasil. Além disso, o tabaco também é responsável por outros males, como a infertilidade masculina, a impotência sexual, derrame cerebral, enfisema, bronquite, doenças do coração, etc.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado através da Lei Federal nº 7.488, de 11 de junho de 1986, que tem como proposta alertar a população sobre os malefícios advindos do uso do fumo (cigarros, charutos, etc). Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), não é apenas o fumante que corre risco que adoecer devido ao cigarro, mas também o fumante passivo, ou seja, a pessoa que absorve a fumaça do cigarro por estar próximo de indivíduos que fumam. Estima-se que sete pessoas morram por dia em consequência do fumo passivo.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. No Brasil, a estimativa é que aproximadamente 200 mil pessoas morram todos os anos em decorrência do fumo. No mundo, este supera 05 milhões de pessoas que morrem por causa do cigarro.

Nova Guarita não ficou atrás em suas ações, buscou parcerias e deu muito certo, nesta quarta feira dia 29 de agosto no período matutino, foi realizado na Escola Estadual 13 de Maio um momento de muita expectativa que se tornou a mais bela realidade, os protagonistas, ou seja, os estudantes deram um verdadeiro show, com apresentações ricas de informações e muita criatividade e nos passou a sensação que está sensibilizada com a causa e são parceiros desta Secretaria.

Mais uma vez a Secretaria de Saúde vem agradecer a todos que contribuíram para realização desse evento, mais uma ação que nos trouxe muita satisfação... Obrigado a todos.