SETEMBRO AMARELO – VALORIZAÇÃO PELA VIDA
Galeria SETEMBRO AMARELO – VALORIZAÇÃO PELA VIDA
Como surgiu o Setembro Amarelo?
A cor amarela é usada para representar o mês da prevenção do suicídio por causa de Dale Emme e Darlene Emme. O casal foi o início do programa de prevenção de suicídio “fita amarela”, ou “Yellow Ribbon” em inglês. Em 1994, Mike Emme, filho do casal, com apenas 17, se matou. Mike era conhecido por sua personalidade caridosa e por sua habilidade mecânica. Restaurou um Mustang 68 e o pintou de amarelo. Mike amava aquele carro e por causa dele começou a ser conhecido como “Mustang Mike”.
Entretanto, infelizmente, aqueles próximos de Mike não viram os sinais e o fim da vida do garoto chegou. No dia do funeral dele, uma cesta de cartões com fitas amarelas presas a eles estava disponível para quem quisesse pegá-los. Os 500 cartões e fitas foram feitos pelos amigos de Mike e possuíam uma mensagem: Se você precisar, peça ajuda.
Os cartões se espalharam pelos Estados Unidos. Em poucas semanas começaram a aparecer ligações. Um professor de outro estado havia recebido um dos cartões de uma aluna, pedindo por ajuda. Diversas cartas chegavam de adolescentes buscando ajuda. A fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscar ajuda.
Em 2003 a OMS instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, e o amarelo do Mustang de Mike é a cor escolhida para representar este sentimento.
Por essa motivação, Setembro amarelo é uma campanha do Centro de Valorização da Vida que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade. Desde 2015 o mês busca a conscientização e a prevenção do suicídio.
No mundo todo, aproximadamente uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Só no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens. O assunto é um tabu. Não falamos dele. A mídia evita por medo de aumentar os números, as pessoas evitam por medo do assunto em si e com isso, acabamos cortando o diálogo necessário.
O Setembro Amarelo desta forma faz-se necessário, pois é uma campanha que busca trazer o diálogo e prevenir o suicídio. Aproximadamente 90% dos suicídios poderiam ser evitados com ajuda psicológica. A maioria deles é causada por doenças mentais que não são tratadas porque muita gente nem sabe que precisa de tratamento. Aproximadamente 60% das pessoas que morrem por suicídio não buscam ajuda.
Já pensou se isso se aplicasse a outras doenças? Imagine se 60% das pessoas com fraturas não fosse ao médico ou se 60% dos pacientes com apendicite não se tratasse e você vai perceber que é estranho que tanta gente não busque ajuda. Isso porque nós, como sociedade, não falamos do assunto, não informamos as pessoas.
Cerca de 17% dos brasileiros já pensou seriamente em suicídio. No qual 4,8% deles já elaboraram um plano para isso. O objetivo do mês de prevenção do suicídio é conscientizar as pessoas deste problema tão grave, que tira tantas vidas todos os anos. O setembro amarelo é um mês de diálogo. É um mês que busca criar conversas sobre o assunto, deixar as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas saberem que elas não estão sozinhas e que a morte não é solução.
Desta forma a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com parcerias, iniciou ações junto à comunidade escolar, para que pudéssemos conversar com crianças e jovens sobre inúmeros problemas que levam ao suicídio, para que pudéssemos falar sobre o assunto e fazer com que eles pensassem na sua situação atual. As ações não ficaram somente em palestras, mas também, rodas de conversas, musicas e dinâmicas para que esse público pudesse nos identificar com aliados, amigos, enfim, um apoio caso necessite. Agradecemos encarecidamente as escolas que abriram as portas para que pudéssemos estar presente com uma grande equipe e felizmente fizemos presente em todas, Escola Estadual 13 de Maio e Municipais Santa Isabel e Planalto e essa aliança é de extrema importância para quem valoriza a vida.
Convidamos a todos que dia 28 de Setembro estaremos no Pavilhão Comunitário a partir das 19h00min, refletindo com os pais sobre o tema e realizaremos uma caminhada no sábado dia 29/09/2018 pela manhã, a partir das 07h00min com saúda em frente à Prefeitura Municipal... Contamos com a participação de todos. Participem e seja nosso parceiro nessa ação de Valorização pela Vida.
Ver mais galerias
Ver mais galerias
Construção de Campo Society na Praça Angelin José Foguesatto
Construção da Unidade Básica de Saúde- UBS