Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

AGOSTO DOURADO – A GOTINHA QUE VALE OURO

Galeria AGOSTO DOURADO – A GOTINHA QUE VALE OURO

  • Publicado em 28/08/2018

Há muito tempo somos habituados há meses com cores que marcam a importância da conscientização sobre questões de saúde que atingem determinados grupos de pessoas. O Outubro Rosa lembra a importância da prevenção do câncer de mama, enquanto o Novembro Azul, por exemplo, foca na atenção ao câncer de próstata. E, mais recentemente, passamos a ter uma nova data especial no calendário: o Agosto Dourado que, por sua vez, é um mês que fala com quase toda a população, pois é dedicado à amamentação. E a maioria das pessoas teve o leite materno como primeiro alimento. Para marcar a 25ª Semana Mundial da Amamentação, em 2017, o Congresso Nacional Brasileiro instituiu por meio da lei número 13.435, o Mês do Aleitamento Materno: o Agosto Dourado. A partir daí, o oitavo mês do ano é todinho dedicado a informar e debater sobre a importância de amamentar os bebês. O dourado faz alusão à definição da OMS (Organização Mundial da Saúde) para o leite materno: alimento de ouro para a saúde dos bebês.

Ele sacia a fome e impulsiona o viver. É, naturalmente, indispensável nos primeiros momentos da existência. Assim é o leite materno: a base da vida. A recomendação mundial é de que o aleitamento deve ser exclusivo até o 06 meses e complementado com adição de alimentos variados até os 02 anos ou mais. Afinal, amamentar é um ato de amor sem limites!

A secretaria de saúde de Nova Guarita não podia deixar de fazer a sua parte, desta forma providenciamos um dia muito especial, que foi dia 22 de agosto para as mamães e futuras mamães, neste dia tratamos de um assunto muito especial que é incentivar nossas gestantes e puérperas a oferecer o peito e alimentar seu filho de forma exclusiva até o 6º mês de vida. Sabemos que esta fase é muito complicada, os mitos e as diversas duvidas ajudam a desmotivar milhares de mulheres a suspender o aleitamento. Desta forma temos o dever de motivar e fortalecer um processo natural e

extremamente importante ao recém-nascido que quando executado pode garantir uma vida saudável ao seu filho, neto, sobrinho, afilhado, enfim, a nossas crianças.

Tivemos também uma grande conquista, nossa regional, realizou o 1º Seminário de Aleitamento Materno da região norte mato-grossense. Estavam presentes diversas autoridades, gestores, profissionais de saúde e público em geral. Este encontro teve como objetivo fomentar e fortalecer os profissionais da atenção básica e vigilâncias a promoção e qualidade no atendimento das nossas gestantes e proporcionar a todas elas condições de amamentar. Foi um mês extremamente prazeroso, mais uma vez, servimos a nossa comunidade de muitas informações, plantamos sementes que temos a certeza que irá germinar, fazendo com que a qualidade de vida dos nossos bebes estejam asseguradas. Desde já a Secretaria agradece todos que de forma direta ou indireta trabalharam para realização do Agosto Dourado.

Active

plugin