AGOSTO DOURADO – A GOTINHA QUE VALE OURO
Galeria AGOSTO DOURADO – A GOTINHA QUE VALE OURO
Há muito tempo somos habituados há meses com cores que marcam a importância da conscientização sobre questões de saúde que atingem determinados grupos de pessoas. O Outubro Rosa lembra a importância da prevenção do câncer de mama, enquanto o Novembro Azul, por exemplo, foca na atenção ao câncer de próstata. E, mais recentemente, passamos a ter uma nova data especial no calendário: o Agosto Dourado que, por sua vez, é um mês que fala com quase toda a população, pois é dedicado à amamentação. E a maioria das pessoas teve o leite materno como primeiro alimento. Para marcar a 25ª Semana Mundial da Amamentação, em 2017, o Congresso Nacional Brasileiro instituiu por meio da lei número 13.435, o Mês do Aleitamento Materno: o Agosto Dourado. A partir daí, o oitavo mês do ano é todinho dedicado a informar e debater sobre a importância de amamentar os bebês. O dourado faz alusão à definição da OMS (Organização Mundial da Saúde) para o leite materno: alimento de ouro para a saúde dos bebês.
Ele sacia a fome e impulsiona o viver. É, naturalmente, indispensável nos primeiros momentos da existência. Assim é o leite materno: a base da vida. A recomendação mundial é de que o aleitamento deve ser exclusivo até o 06 meses e complementado com adição de alimentos variados até os 02 anos ou mais. Afinal, amamentar é um ato de amor sem limites!
A secretaria de saúde de Nova Guarita não podia deixar de fazer a sua parte, desta forma providenciamos um dia muito especial, que foi dia 22 de agosto para as mamães e futuras mamães, neste dia tratamos de um assunto muito especial que é incentivar nossas gestantes e puérperas a oferecer o peito e alimentar seu filho de forma exclusiva até o 6º mês de vida. Sabemos que esta fase é muito complicada, os mitos e as diversas duvidas ajudam a desmotivar milhares de mulheres a suspender o aleitamento. Desta forma temos o dever de motivar e fortalecer um processo natural e
extremamente importante ao recém-nascido que quando executado pode garantir uma vida saudável ao seu filho, neto, sobrinho, afilhado, enfim, a nossas crianças.
Tivemos também uma grande conquista, nossa regional, realizou o 1º Seminário de Aleitamento Materno da região norte mato-grossense. Estavam presentes diversas autoridades, gestores, profissionais de saúde e público em geral. Este encontro teve como objetivo fomentar e fortalecer os profissionais da atenção básica e vigilâncias a promoção e qualidade no atendimento das nossas gestantes e proporcionar a todas elas condições de amamentar. Foi um mês extremamente prazeroso, mais uma vez, servimos a nossa comunidade de muitas informações, plantamos sementes que temos a certeza que irá germinar, fazendo com que a qualidade de vida dos nossos bebes estejam asseguradas. Desde já a Secretaria agradece todos que de forma direta ou indireta trabalharam para realização do Agosto Dourado.
Ver mais galerias
Ver mais galerias
Construção de Campo Society na Praça Angelin José Foguesatto
Construção da Unidade Básica de Saúde- UBS