Autor: Rosangela Groff

Secretaria Municipal de Saúde faz campanha de sensibilização do Tabagismo

20 de Junho,2018

O tabagismo é a dependência psicológica e física do tabaco. A substância está presente em produtos como cigarros, narguilés e charutos. O consumo regular de tabaco é responsável por mais de 50 doenças, entre elas pelo menos 12 tipos de câncer.

31 de Maio foi o dia de sensibilizarmos nossos adolescentes quanto à importância de uma vida sem Tabaco/Cigarro, 31 de Maio Dia Mundial de Combate ao Tabagismo. Todos os dias morrem em media 500 pessoas diariamente, 01 morte a cada 23 minutos em nosso País.  Atenção Básica de Nova Guarita foi em busca de informar nossa comunidade jovem, quanto os malefícios do cigarro, narguilés e charutos. Enfim, todo produto comercializado ou não, que possa colocar em riscos nossa juventude.

Os Malefícios do uso do tabaco

• Acidente Vascular Cerebral
  • Hipertensão Arterial
  • Cânceres
  • Diabetes
  • Cegueira, cataratas
  • Problemas na gravidez
  • Aneurisma
  • Infarto
  • Doenças Pulmonar Obstrutiva Crônica
  • Maior risco de Pneumonia
  • Maior risco de tuberculose, asma e outros problemas respiratórios
  • Diabetes
  • Envelhecimento precoce da pele
  • Impotência

Narguilé
Cachimbo d’água utilizado para o fumo de tabaco. Os fumantes inalam produtos da combustão do carvão utilizado (carvão de rápido aquecimento) no aquecimento do tabaco, bem como o próprio fumo do tabaco. É utilizado um tipo especial de tabaco que é umedecido, e existem vários sabores e aromas disponíveis. A fumaça é resfriada e parece ser mais suave e mais fácil de inalar, pois ela passa através da água, mas não se engane a água não funciona como um filtro das substâncias que causam males a saúde. Além disso, o narguilé causa dependência assim como o cigarro.
Efeitos nocivos do uso de Narguilé:

• Compartilha o mesmo bocal, propiciando a propagação de doenças transmissíveis, como resfriados, infecções respiratórias, tuberculose, hepatite e herpes;
  • Associado com câncer de pulmão e doenças respiratórias;
  • Em uma hora de fumo com narguilé um fumante pode inalar de 100 a 200 vezes a mais o volume de fumaça de um único cigarro;

Cigarros Eletrônicos
Dispositivo eletrônico destinado a entregar nicotina na forma de aerossol. Alimentado por bateria de lítio, possui cartucho ou refil que armazena a nicotina líquida (cuja quantidade ainda não é regulamentada) mais aditivos e aromatizantes. Um atomizador aquece e vaporiza a nicotina líquida sob a forma de vapor. Além de possuir substâncias nocivas à saúde, apresenta risco de explosão e vazamento dos cartuchos. Não são mais seguros que os cigarros comuns e não ajudam a reduzir o consumo.

Cigarro de Palha
A palha não permite a passagem de ar, tornando as tragadas mais intensas e mais concentradas. Além de outras substâncias nocivas, contém nicotina, o que pode levar ao vício, e não possui o filtro para essas substancias. O cigarro de palha tem cinco a sete vezes mais nicotina e alcatrão que os industrializados.

Agradecimentos a todos que proporcionaram esse dia produtivo. Escola Estadual 13 de Maio, Direção, Educadores e Coordenadores, ACS, Vigilância em Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, e principalmente vocês alunos.