Imprensa Listando Todas as Principais Notícias
Publicado: 17 de Maio, 2018

Comemoração do dia da Família CRAS e Secretaria de Assistência Social Promovem Palestra.

O Centro de Referência de Assistente Social CRAS e Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu no dia 15/05/2018 na Câmara Municipal de vereadores um grandioso evento. A Senhora Secretária de Assistência Social Ângela Maria Zdepski agradeceu a toda comunidade presente dando inicio ao evento onde teve apresentações das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo- SCFV com dança, música e resaltando a Campanha faça Bonito contra o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes com a música Tesourinho, a palestra principal com o tema: “Felicidade tem nome: Família”, a palestrante Graziela Callai resalta: “Uma família é formada não apenas pela relação de sangue que os membros têm, mas sim pelos laços de amor, carinho que se estabelece entre eles”.

A família é o primeiro contato social de uma criança, onde aprende a conviver com outras pessoas, a respeitar regras, a se comportar bem, a respeitar seu próximo e a desenvolver sentimentos como: afeto, carinho, amor, proteção dentre outros.

Em virtude de várias famílias não conseguirem manter seus laços, suas raízes e seus princípios, mas por ser muito importante para a formação moral das pessoas, foi merecedora de ganhar um dia especial, que foi definido pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), onde esta aclamou o dia 15 de maio como o dia internacional da família, em 1993.

A intenção da criação desta data foi a de mostrar para a sociedade civil os maiores problemas que afligem a vida familiar, o seu dia a dia, ajudando as mesmas a enfrentá-los e resolvê-los de forma mais harmoniosa possível.

Além disso, é importante que valores humanos, sejam implantados dentro das mesmas, a fim de garantir a ordem, o respeito e a amizade dentro dos ambientes familiares.

Após a palestra o SCFV fizeram mais apresentação, para finalizar um maravilhoso coffee break nas dependências do CRAS.

Publicado: 17 de Maio, 2018

DIA “D” DA CAMPANHA CONTRA A GRIPE

A Secretaria de Saúde comunica a todos que desde o dia 23 de abril o Centro de Saúde esta realizando a vacina contra a gripe para todos os grupos prioritários. A campanha teve inicio dia 23 de abril e se estende até o dia 1º de junho de 2018.

            A vacina tem o objetivo de proteger as pessoas vulneráveis e evitar que complicações provenientes da gripe sejam comuns na população. A vacina pode ser administrada em todas as pessoas a partir de 06 meses de vida. Só é contra indicada em crianças menores de 06 meses e pessoas alérgicas a ovo. O Ministério da Saúde tem algumas regras para que as Unidades Básicas de Saúde se baseiem para a administração da vacina, que são os grupos prioritários. Os grupos são constituídos pelas seguintes populações:

  • Idosos acima de 60 anos;
  • Crianças de 06 meses a 04 anos 11 meses e 29 dias;
  • Gestantes, puerperais até 45 dias;
  • Professores;
  • Profissionais de saúde e sistema prisional;
  • Indígenas, institucionalizados;
  • Portadores de doenças crônicas como, por exemplo: diabéticos, cardíacos, doenças respiratórias graves, doenças neurológicas, obesidade, imunossupressão e transplantados etc.

Na duvida procure a Unidade de Saúde para todas informações necessárias, não deixem de vacinar, a vacina pode salvar a sua vida.

            Vale salientar que o dia “D” foi no final de semana dia 12 de maio, mesmo atingindo as expectativas da equipe, ainda falta muitas pessoas para se vacinar, desta forma, chamamos todos do grupo prioritário para procurar a Unidade de Saúde até dia 30 de maio, pois a partir de segunda feira dia 04 de junho o departamento de Vigilância estará dando oportunidade à população fora do grupo, caso tenha vacina disponível, para estar se vacinando.

            É de extrema importância todos fazerem sua parte e ajudar as Instituições de Saúde assegurar a saúde da comunidade local, por isso, venha se vacinar, é preciso, é necessário e é uma forma de prevenção.

Publicado: 15 de Maio, 2018

MUTIRÃO DA DENGUE

A Secretaria de Saúde comunica a todos os munícipes quanto aos cuidados diários para eliminação de criadouros do Mosquito Aedes Aegypti. O índice de infestação do mosquito ainda é alto, colocando em alerta o município, para que as questões relacionadas à prevenção continuem para que não ocorra uma epidemia em Nova Guarita. Desde o ano de 2016, o setor de Vigilância vem intensificando suas ações, porém, ainda não são suficientes.

Neste ano de 2018 os mutirões continuam, o primeiro foi realizado em janeiro e outro em abril, e está previsto no cronograma da vigilância esse procedimento a cada mais ou menos 40 dias. O mutirão tem a participação dos ACE (agentes comunitário de endemias) e ACS (agentes comunitários de saúde) realizando visitas domiciliares diariamente, levando informações e orientações a todos os munícipes, na questão de eliminar criadouros. Mesmo com tantos esforços, a realidade ainda não é positiva, pois o índice de infestação continua alto, caracterizando nosso município de médio risco, ou seja, propenso a iniciar uma epidemia a qualquer momento. Desta forma, viemos pedir encarecidamente a toda população, para que realize suas ações diárias no combate ao vetor e colocando em prática, todas as informações trazidas por inúmeros meios de comunicação.

No ultimo mutirão realizado, foi solicitado à limpeza de todos os quintais e os entulhos colocados foram coletados pela equipe da Secretaria de Obras. Desta forma, pedimos a todos que por mais dificuldades encontradas até o momento, que possamos minimizar cada situação e colocar em pratica ações concretas que impeça o inicio de uma nova epidemia em nosso município. Desde já agradecemos a colaboração de todos.

Publicado: 15 de Maio, 2018

MARÇO – 24/03 DIA MUNDIAL DE COMBATE A TUBERCULOSE

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

Segundo estimativas da OMS, um terço da população mundial está infectado pelo Mycobacterium tuberculosis e em risco de desenvolver a doença. Há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano no mundo. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil.

Vale ressaltar que até o momento não temos casos notificados em nosso município, porém, temos que nos atentar para os sinais e sintomas... Como por exemplo: tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo e prostração; febre baixa geralmente no período da tarde; suor noturno; falta de apetite; emagrecimento acentuado; rouquidão.

A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

A secretaria de saúde agradece mais uma vez a comunidade escolar por abrir as portas e prestigiar todas as ações educativas voltadas para sensibilização e prevenção da comunidade. Agradecemos em especial à Escola estadual 13 de maio e Municipal Planalto, por estarem juntos conosco levantando essa bandeira.

Publicado: 15 de Maio, 2018

MARÇO MULHER – NOVA GUARITA FORTALECENDO AS MULHERES

No mês de março, a Secretaria de Saúde,  Assistência Social e CRAS, realizou o fortalecimento das mulheres guaritenses. Esse projeto foi devido o mês de março ser comemorado o Dia Internacional das Mulheres, foi realizado a abertura deste evento numa terça feira, dia 06 de março nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores, com entrega de lembranças e palestras com as profissionais Leiliane Bastos - nossa fisioterapeuta, e a Psicóloga Edilaine Pereira. Foi uma manhã muito prazerosa, onde as mulheres que compareceram no evento podem obter informações essenciais para sua saúde, bem estar, desenvolvimento emocional, visando melhorar a qualidade de vida. Após, elas foram agraciadas com um belo café da manhã. Mas as ações não pararam por aí, dia 08 de março no dia Internacional da Mulher, as secretarias de Saúde,  Assistência Social e CRAS novamente fez a diferença, realizou a 1ª CAMINHADA ROSA em nosso município, estava reunidas mais de 200 mulheres, a maioria recebeu um presente, uma sobrinha rosa, que deu todo o charme e toque especial na caminhada,  mas, além da beleza da mulher, o que foi lema e objetivo principal desta caminhada, foi os motivos pelas quais elas saíram na rua. Além de chamar a atenção com os guardas chuvas rosa, eles queriam que todos vissem como nós lutamos pela nossa independência, que somos mulheres batalhadoras, guerreiras, bem sucedidas, excelentes profissionais, mães dedicadas e vitoriosas. O encerramento desta ação foi na Praça Municipal com uma grandiosa aula de Zumba ministrada pela professora Luana Schavetock do município de Matupá, que foi trazida pela organização do evento especialmente para abrilhantar ainda mais este dia. O encerramento ocorreu no dia 27 de março com outro grandioso evento, palestras com a nutricionista Sayuri, enfermeira Elizângela Viotto e um show com musica ao vivo com o grupo Bonde Fole e Alessandro. Após foi entregue a cada mulher um botão de rosa, o encerramento se deu com chave de ouro, abrilhantando ainda mais esse mês, que é em especial a todas as mulheres. A Secretaria de Saúde, Assistência Social e CRAS agradece a todos que apoiaram o evento.

Publicado: 14 de Maio, 2018

FEVEREIRO ROXO – CAMPANHA NACIONAL DE PREVENÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO PARA ERRADICAÇÃO DA HANSENÍASE

A Secretaria Municipal de Saúde realizou no mês de fevereiro campanhas nas escolas Municipal e Estadual, junto com a comunidade escolar, com o objetivo de sensibilizar os alunos quanto os sinais e sintomas de uma doença que no estado do Mato Grosso é considerada endêmica... Faz-se necessário tal campanha em rede estadual e nosso município aderiu devido à alta incidência da doença em toda região norte mato-grossense. Esteve nas escolas a equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde, setor Atenção Básica e Vigilância em Saúde trabalhando com os alunos de todas as idades para detecção precoce da doença.

                Vale ressaltar que existem no município 04 portadores da doença em tratamento supervisionado para que não haja abandono, porém, a instituição de saúde, alerta que não se trata da realidade, pois somos um estado endêmico e o principal objetivo é chamar a atenção da comunidade quanto a busca da prevenção a partir do momento que for detectado qualquer sinal ou sintomas, como por exemplo: manchas hipercrômicas com presença ou não de dormência, perda de sensibilidade de extremidades, manchas que não transpiram ou sem pêlos e variação de pigmentação... Qualquer um desses sintomas procure imediatamente o serviço de saúde para uma avaliação. Desde já a secretaria de saúde agradece aos colaboradores envolvidos na ação.

Texto: Rosangela Groff