Imprensa Listando Todas as Principais Notícias
Publicado: 17 de Maio, 2018

Comemoração do dia da Família CRAS e Secretaria de Assistência Social Promovem Palestra.

O Centro de Referência de Assistente Social CRAS e Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu no dia 15/05/2018 na Câmara Municipal de vereadores um grandioso evento. A Senhora Secretária de Assistência Social Ângela Maria Zdepski agradeceu a toda comunidade presente dando inicio ao evento onde teve apresentações das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo- SCFV com dança, música e resaltando a Campanha faça Bonito contra o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes com a música Tesourinho, a palestra principal com o tema: “Felicidade tem nome: Família”, a palestrante Graziela Callai resalta: “Uma família é formada não apenas pela relação de sangue que os membros têm, mas sim pelos laços de amor, carinho que se estabelece entre eles”.

A família é o primeiro contato social de uma criança, onde aprende a conviver com outras pessoas, a respeitar regras, a se comportar bem, a respeitar seu próximo e a desenvolver sentimentos como: afeto, carinho, amor, proteção dentre outros.

Em virtude de várias famílias não conseguirem manter seus laços, suas raízes e seus princípios, mas por ser muito importante para a formação moral das pessoas, foi merecedora de ganhar um dia especial, que foi definido pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), onde esta aclamou o dia 15 de maio como o dia internacional da família, em 1993.

A intenção da criação desta data foi a de mostrar para a sociedade civil os maiores problemas que afligem a vida familiar, o seu dia a dia, ajudando as mesmas a enfrentá-los e resolvê-los de forma mais harmoniosa possível.

Além disso, é importante que valores humanos, sejam implantados dentro das mesmas, a fim de garantir a ordem, o respeito e a amizade dentro dos ambientes familiares.

Após a palestra o SCFV fizeram mais apresentação, para finalizar um maravilhoso coffee break nas dependências do CRAS.

Publicado: 17 de Maio, 2018

DIA “D” DA CAMPANHA CONTRA A GRIPE

A Secretaria de Saúde comunica a todos que desde o dia 23 de abril o Centro de Saúde esta realizando a vacina contra a gripe para todos os grupos prioritários. A campanha teve inicio dia 23 de abril e se estende até o dia 1º de junho de 2018.

            A vacina tem o objetivo de proteger as pessoas vulneráveis e evitar que complicações provenientes da gripe sejam comuns na população. A vacina pode ser administrada em todas as pessoas a partir de 06 meses de vida. Só é contra indicada em crianças menores de 06 meses e pessoas alérgicas a ovo. O Ministério da Saúde tem algumas regras para que as Unidades Básicas de Saúde se baseiem para a administração da vacina, que são os grupos prioritários. Os grupos são constituídos pelas seguintes populações:

  • Idosos acima de 60 anos;
  • Crianças de 06 meses a 04 anos 11 meses e 29 dias;
  • Gestantes, puerperais até 45 dias;
  • Professores;
  • Profissionais de saúde e sistema prisional;
  • Indígenas, institucionalizados;
  • Portadores de doenças crônicas como, por exemplo: diabéticos, cardíacos, doenças respiratórias graves, doenças neurológicas, obesidade, imunossupressão e transplantados etc.

Na duvida procure a Unidade de Saúde para todas informações necessárias, não deixem de vacinar, a vacina pode salvar a sua vida.

            Vale salientar que o dia “D” foi no final de semana dia 12 de maio, mesmo atingindo as expectativas da equipe, ainda falta muitas pessoas para se vacinar, desta forma, chamamos todos do grupo prioritário para procurar a Unidade de Saúde até dia 30 de maio, pois a partir de segunda feira dia 04 de junho o departamento de Vigilância estará dando oportunidade à população fora do grupo, caso tenha vacina disponível, para estar se vacinando.

            É de extrema importância todos fazerem sua parte e ajudar as Instituições de Saúde assegurar a saúde da comunidade local, por isso, venha se vacinar, é preciso, é necessário e é uma forma de prevenção.