Imprensa Listando Todas as Principais Notícias
Publicado: 18 de Abril, 2018

Curso de Atualização em Vigilância Socioassistencial do SUAS /Programa Nacional CapacitaSUAS aos trabalhadores/as e Gestores do SUAS

O Governo do Estado de Mato Grosso nessa semana de 09 a 13 de abril, através da Secretaria de Trabalho e Assistência Social está ofertando aos municípios de MT o Curso de Atualização em Vigilância Socioassistencial do SUAS /Programa Nacional CapacitaSUAS aos trabalhadores/as e Gestores do SUAS que tem o objetivo de garantir oferta de formação e capacitação permanente para implementação das ações dos Planos de Educação Permanente, aprimorando a gestão do SUAS.

Vigilância Socioassistencial

A Vigilância Socioassistencial tem como objetivo a produçãosistematizaçãoanálise e disseminação de informações territorializadas:

I – das situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos e dos eventos de violação de direitos em determinados territórios; 
II – do tipo, volume e padrões de qualidade dos serviços ofertados pela rede Socioassistencial.

A adequação entre as necessidades da população e a oferta dos serviços, vistos na perspectiva do território, deve ser um tema sob permanente análise da área de Vigilância. Essa visão de totalidade é fundamental para a definição de responsabilidade e para o planejamento das ações, integrando necessidades e ofertas.

A Vigilância Socioassistencial constitui-se também como uma área de gestão da informação, dedicada a apoiar as atividades de planejamento, de supervisão e de execução dos serviços socioassistenciais por meio do provimento de dados, indicadores e análises, e deve estar estruturada e ativa em nível municipal, estadual e federal.

Publicado: 18 de Abril, 2018

1º Encontro de Capacitação sobre a Metodologia do Selo UNICEF

 1º Encontro de Capacitação sobre a metodologia do Selo UNICEF, foi realizado no Município de SINOP, e NOVA GUARITA por ter feito a Adesão ao Programa no Ano de 2017,também está sendo representada no Evento, pela Presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente a Psicóloga Edilaine Pereira e pela Orientadora Social e mobilizadora do Programa no Município Eliane Santos.
O selo UNICEF é uma iniciativa do fundo das nações unidas para a infância voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na convenção sobre os direitos da criança e no estatuto da criança e do adolescente (eca).

Publicado: 14 de Novembro, 2017

Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculo-SCFV

Hoje o dia foi pensado só para eles.Crianças e adolescentes do Serviço de convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).Uma tarde de brincadeiras e muita diversão.

Contando um pouquinho do que é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculo (SCFV)

O que é?

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF).

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.

É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

Unidade de oferta
O serviço pode ser ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou nos Centros de Convivência.

Público Atendido
Podem participar crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.

Objetivo
O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.