Nossa Cidade História

História da Cidade

HISTÓRICO
Nova Guarita surgiu com a vinda de famílias de agricultores Dio Rio Grande do Sul, arrendatários de ares indígenas, que foram expulsos no ano de 1978 da reservas Indígenas de Nonoai, Tenente Portela e Miraguai, pelos Índios Kaiagangues.
O Município de Nova Guarita foi Distrito de Terra Nova do Norte, este foi Distrito de Colíder que pertenceu ao Município de Chapada dos Guimarães.
A área do município, como do resto da grande parte dos Municípios limítrofes, pertenciam à União e fora escolhida principalmente por existir a BR 163 e MT – J1, que oferecia uma infra-estrutura que facilitava o acesso, além, é claro da fertilidade do solo.
A transferência dos agricultores do Sul foi feita pela Coopercana, que elaborava um projeto Emergencial com a construção de Agrovilas, com chácaras e casas, além de um lote rural com aproximadamente 200 hectares, sendo uma área de cinqüenta por cento destinadas à agricultura e o restante a formação de uma reserva denominada de condomínio, cuja localização era descontinua às terras agricultáveis.
As áreas remanescentes do projeto de Colonização, devolutas, porque pertencia a União, foram rapidamente ocupadas por posseiros que vieram de todas as partes do país. Foram divididas em pequenos lotes de vinte a quarenta hectares e hoje estão em fase de regularização fundiária pelo INCRA.
Na década de 1980 surge na região e em nosso Município uma forte corrente migratória, conseqüência do garimpo de ouro. As áreas de ouro,rio e margens praticamente dizimados com prejuízo para o meio ambiente que até hoje trazem seqüelas irreparáveis. A fase do garimpo paralisou quase que por completo agricultura e desestruturou social e economicamente a maioria das famílias. Em contrapartida trouxe o desenvolvimento econômico, fazendo surgir rapidamente o comercio destinado a atender a demanda que a produção de ouro exigia.
Passada a década de enganosa euforia econômica, surgiu a indústria madeireira que absorveu parte da mão de obra ociosa que era ocupada pelo garimpo, começando novamente a agricultura e criação do gado de leite, cuja produção é absorvida pela Coopernova e laticínio de Colíder e o gado de corte vendido aos frigoríficos da região. Atualmente a indústria madeireira, por falta de matéria prima,
encontra-se em franco declínio e a tendência é a consolidação da pecuária e da agricultura na, que no futuro serão as grandes balizadoras da economia do Município.

 

ASPECTOS FÍSICOS
Localização: o Município de Nova Guarita está localizado entre os paralelos de 16’00’ s, entre os meridianos definidos pelas longitudes de 5500,s e W GRW e 550 30’ W GRW, limita-se a: Noroeste e Sul Rio Braço Dois (afluentes do Rio Peixoto de Azevedo). Oeste: Rio Teles Pires e Nordeste com o Rio Peixoto de Azevedo.
Área do Município é de 1.1,64 km2.
Vias de Acesso: se dão através das: MT – 208 e MT 410.
Limites: Norte – Carlinda e Novo Mundo;
Sul – Terra Nova do Norte;
Leste – Matupá;
Oeste – Colíder.


VEGETAÇÃO
Localizada em área de Floresta Amazônica, pode ocorrer os tipos de vegetação de acordo com o regime hídrico e fertilidade (bastante variada nesta região), floresta Perenifólia, subperenifólia. Cerca de oitenta por cento do município foi desmatado em função do comercio de madeira e plantação de pastos.


HIDROGRAFIA
Os principais rios que formam a bacia hidrográfica são: Rio Braço Dois, que é afluente do Rio Peixoto que é afluente do Rio Tele Pires, Córrego Bastistão e Córrego do Pão que são afluentes do Rio Peixoto de Azevedo e Córrego do paradinho que é afluente do Rio Braço Dois.


DISCRIMINAÇÃO DADOS
Extensão Área Rural Km²: 1.109,126
Extensão Área Urbana Km²: 5,00
Extensão Km Colider: 80 km
População último Senso: 4.877
População Eleitoral: 3.343
População “estimada”: 5.631
Referente a infraestrutura do Município:
Temos Asfalto nas Avenidas principais, na MT 208 até a divisa de Nova Guarita com Terra Nova do Norte-MT.
Sobre o Saneamento Básico Nova Guarita terá Sistema de Esgotamento Sanitário sendo que as Obras já iniciaram no ano de 2011 com término previsto para 2013.